Programação faz parte do Outubro Rosa focada nas mulheres!
Durante o intervalo de almoço, o grupo de voluntários do IMAMA de Três de Maio-RS realizou uma palestra sobre a prevenção do Câncer de Mama, campanha desenvolvida a nível nacional sobre o tema.
Durante a palestra, o TIME feminino da São José Industrial recebeu orientações de como fazer o autoexame e identificar possíveis anomalias.
O autoexame da mama não é considerado um dos exames preventivos do câncer, mas pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 10 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Embora o exame não permita fazer o diagnóstico do câncer, ajuda a conhecer melhor o corpo, permitindo que se esteja atento a possíveis alterações que possam surgir na mama.
Os sintomas iniciais de câncer de mama estão relacionados com alterações na mama, principalmente o surgimento de um pequeno nódulo indolor. No entanto, também é importante saber que muitos dos nódulos que surgem na mama são benignos e, por isso, não representam uma situação de câncer.
Assim, deve-se suspeitar de um câncer de mama quando também surgem outras alterações, como:
- Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;
- Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho;
- Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
- Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- Alteração na coloração ou forma da aréola;
- Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
- Alterações do tamanho ou forma da mama;
- Coceira frequente na mama ou no mamilo;
- Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
- Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja.
A melhor forma de identificar estas alterações é procurar um mastologista e fazer o autoexame regular da mama, pois ajuda a mulher, e o homem, a entender melhor a anatomia da sua mama ao longo do tempo, permitindo identificar pequenas alterações logo que surjam.
fonte: https://www.tuasaude.com/como-fazer-o-autoexame-da-mama/
A IMAMA
O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.